sexta-feira, 22 de abril de 2011

My Heart is in the East


“My heart is in the East, and I am at the edge of the West; Then how can I taste what I eat, how can I enjoy it? How can I fulfill my pledges and vows...”

Judah Ha-Levi

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Traumaturgo

"De acordo com alguns místicos, o que existe neste mundo tem de ter um duplo no outro mundo. O que vemos aqui é um reflexo do que acontece lá. Se acontece aqui uma tragédia, é porque lá houve outra tragédia ainda maior, cujas emanações varrem o nosso mundo, como as ondas varrem a praia quando um barco se afunda para lá do horizonte. Assim sendo, a nossa queda deve ter sido o eco de uma calamidade metafísica." in Israel

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CATEQUESE



CATEQUESE
Curso intensivo de verão pelo Teatro Praga 

O ponto de partida para as quatro semanas de trabalho é um novo texto de José Maria Vieira Mendes. Os participantes irão acompanhar a escrita que não se fará com eles, como muitas vezes se promete, mas sim durante este período, em paralelo. Lêem-se ensaios, discute-se ideias, confessa-se e reza-se. Vai-se de um lado ao outro, como quem está num quarto à espera de uma palavra. E todos os filmes contam, todas as imagens são válidas.
Mas mais importante que o centro é a periferia. E por isso, neste curso, as margens andarão sempre preenchidas, mais ainda: atulhadas. Catequese quer ser um momento de reflexão, misto de intimidade dubitativa e pregação intolerante, completada por períodos de acção, em espírito grego, e saltos artísticos. Aqui, as aulas são arte cheia de si, uma gestão de egos incompatíveis que têm a certeza de tudo o que no dia seguinte negam. É um prelúdio de universidade inspirada no mestre ignorante e não no sábio decano amedrontado. Não estaremos juntos, não há cá ilusões de partilha de um sentido e generosa interactividade. Não há sequer esperança de entendimento. Joga-se no campo da comunicação sem garantias. Dos participantes espera-se iniciativa crítica, vontade de ler, ouvir e de adorar. Porque sem fé não se abrem águas nem se conquistam povos. A ambição é gigantesca para que a queda possa ser mais abismal.

Quem participa tem uma noite de actividade ao Sábado e cruza-se, durante a semana, com convidados especiais que vêm conversar sobre o que sabem ou não sabem. Em todo o caso, e entre muitos outros casos, vai andar-se à volta do actor. Que coisa é essa que ou anda a tentar esconder-se ou então se assume em ectoplasmas catárticos cheios de histórias da vida e sofrimentos? Que texto é que ele diz? E com que convicção é que o deve fazer? Quantas identidades estão dentro de um espectáculo? E será que o teatro deve existir? Ou sequer pode? Ou será a existência, a realidade, o problema?

As inscrições devem ser feitas entre 15 de Abril e 15 de Maio com o envio de currículo (com contacto telefónico e email) e carta de intenções (1 página máximo) para producao@teatropraga.com. De 20 de Maio a 10 de Junho serão agendadas entrevistas para a selecção final.

Duração do curso: de 27 de Junho a 23 de Julho
Número de vagas: 10 participantes (máximo)
Requisitos: conhecimentos de inglês (leitura)
Propinas: 50€
Disciplinas e horários:

A semana de trabalho, que tem lugar no espaço do Teatro Praga (Rua Afonso Annes Penedo, Armazém 1D), decorre entre 3ª-feira e Sábado. Os horários serão distribuídos por temas com os respectivos orientadores, prevendo-se no entanto a possibilidade de mudanças no programa, tendo em conta outras actividades e convites que poderão ser sugeridos com o decorrer do curso.
Exige-se dos participantes assiduidade máxima dentro do horário previsto, para além de uma enorme disponibilidade para leituras, pesquisa e trabalhos práticos durante todo o período de duração do curso.

Terceira Idade: (3ª e 5ª das 18h - 21h) José Maria Vieira Mendes dá a ler o que outros escreveram e o que está a escrever.
Profissão de fé: (6ª das 18h-21h) “Who needs realism when you can have fakism.” Cláudia Jardim ensina os truques.
Mente-Capto: (4ª das 18h-21h) Três horas a captar para cruzar. Com André e. Teodósio.
Escrituras: (horário livre) Pedro Penim filma, pergunta, documenta.
Convidados especiais: (qualquer dia da semana das 18h-21h ou aos Sábados das 15h-18h) Vanessa Brito, Francisco Frazão, Catarina Campino, entre outros, vêm falar do que sabem e responder pelo que dizem.
Sabbath: (Sáb. a partir das 15h) Momentos surpresa seguidos de apresentações dos participantes (noites abertas ao público em geral).